quarta-feira, dezembro 03, 2008

Um telejornal

Hoje esporadicamente vi o telejornal, ritual que já abandonei há anos. Esse abandono foi consciente e fruto de algumas ponderações. O facto de as notícias serem sempre sobre tragédias foi a principal. Considero importante contrariar em vez de alimentar esse fetiche tenebroso de observar o drama alheio com alguma indiferença, distanciamento emocional e sem opinião critica.
Era importante era pôr as pessoas a pensarem no porquê, na consciência individual do contributo de cada um para alterar essa situação. Seria igualmente pertinente divulgar notícias mundiais de conquistas, de revelações e do exponenciar do portencial humano. Mas será sempre mais fácil liderar as massas se estas estiverem deprimidas, sem opinião e completamente isoladas da conjuntura global. Esta forma de divulgar as notícias será sempre favorável para lidar interesses, não do desenvolvimento pessoal de cada um, mas sim do poder económico, politico e social.
Assim sendo e mais uma vez a experiência de ver telejornal deixou-me deprimida, com a noção mais uma vez que só acontecem desgraças, que o mundo é um lugar tétrico, que o ser humano em situações limites é egoista e bestial. Tão cedo não repito a experiência !

7 comentários:

Anónimo disse...

Cachopa mas pq é que uma miúda como tu, com as tuas gargalhadas contagiantes havia de se deprimir?
Se cuida viu?
Um abraço
Nuno

RA disse...

Amiga diz lá que não tens saudades daqueles Sábados em que acordávamos e eu ligava logo a televisão...ou daquelas Sextas à noite em que debatias ideias e ideiais com o Rui e eu assistia ao vossos discursos contraditórios, sem não esquecer de espreitar se havia alguém a ser fiel ou infiel...hihihihihihi...és e serás um ponto de calma e de abrigo.
Beijoquitas grandes amiga (um sorriso doce da Mafalda)

Anónimo disse...

Miúda tens uma energia contagiante e um olhar....bem deves estar careca de ouvir isso...mas o teu olhar não é de telejornal! É um olhar cheio de luz, voltado para a poesia, para a alegria, para dar e pelo regresso à ingenuidade.
Desliga lá o televisor para poderes continuar a ser a pessoa especial que és.
Um abraço

Anónimo disse...

Esse lado também existe amiga. Acho bem que não o absorvas como esponja mas também não podemos fugir dele como o lado a não ver.
Há que vê-lo sendo capazes de nos preservar.
Beijinhos
Marta

Sininho disse...

oi oi ..claro que podes...ele também não é meu ..é do Fernando Alvim ...beijinhos

Anónimo disse...

Fora as tuas reflexões, menina, que tanto gosto de ler, quando vens à Ericeira para matarmos saudades?
Dá notícias
Bjs
Cristina

Anónimo disse...

Miúda qualquer dia anunciam que no telejornal que o Roberto Benigni vem a Portugal conversar com as suas fãs! Que será de ti se perderes essa noticia ? Risos.
Acho que consegui encontrar a motivação certa para veres televisão!!!!! Risos
Um abraço
João